SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número50Educación y trabajo: representaciones de profesores y estudiantes de la educación secundariaLos Consejos Municipales de Educación en Brasil: un análisis de las referencias nacionales (1996-2002) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2006, vol.14, n.50, pp.27-38. ISSN 0104-4036.

O trabalho apresenta um estudo sobre a educação não-formal e seu papel no processo educativo mais geral. Considera-se a educação não-formal como uma área de conhecimento ainda em construção. Estuda-se a possibilidade deste processo em conselhos de escolas e o aprendizado que resulta da participação da sociedade civil nestes conselhos. O trabalho se divide em duas partes: a primeira tem caráter teórico e discute a categoria educação não-formal em si, seu campo e atributos. Por meio da análise comparativa, busca-se diferenciá-la da educação formal e da educação informal. A segunda investiga a categoria da educação não - formal em conselhos escolares, e em movimentos sociais que atuam na área da educação.

Palabras clave : Educação Não-Formal; Educação Formal; Educação Informal; Conselhos Participativos; Participação da Sociedade civil; Conselhos de Escolas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )