SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número51Sobre un proceso de construcción del conocimiento: el papel de la enseñaza y de la investigación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

KLEIN, Ruben. Como está a educação no Brasil?: O que fazer?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2006, vol.14, n.51, pp.139-171. ISSN 0104-4036.

O artigo mostra como está a educação brasileira em termos de atendimento, fluxo escolar e qualidade de ensino. O acesso ao Ensino Fundamental está universalizado, mas não sua conclusão. As taxas de repetência e evasão deixaram de cair nos últimos anos e estão subindo no Ensino Médio. A expansão do Ensino Médio parou. Dessa maneira não é possível universalizar a conclusão do Ensino Fundamental e do Médio. O artigo mostra também que a qualidade de ensino em Matemática no Brasil é muito ruim, com um julgamento do que seriam os níveis básicos e satisfatórios da escala de proficiência do SAEB para as 4ª e 8ª séries do EF e para a 3ª série do EM. Os percentuais de alunos acima dos níveis satisfatórios são muito baixos e decrescem com a série. O artigo sugere metas desejáveis para o fluxo escolar e para o desempenho dos alunos. Finalmente o artigo sugere algumas ações, que se acredita, terão efeito positivo sobre o fluxo e desempenho dos alunos.

Palabras clave : Fluxo Escolar; Universalização da Conclusão do Ensino Fundamental; Qualidade de Ensino; Metas Desejáveis.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )