SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número51O estabelecimento de políticas educacionais através da consulta às bases: revisitando a proposta do Primeiro Congresso Mineiro de EducaçãoLiderança e mudança: o caso educacional de jovens moradores de favelas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

LOPES, Jorge Expedito de Gusmão; RIBEIRO FILHO, José Francisco; VASCONCELOS, Marco Túllio de Castro  e  PEDERNEIRAS, Marcleide Maria Macêdo. Uma análise avaliativa de atitudes de estudantes de ciências contábeis e dilemas éticos sob uma perspectiva de gênero, maturidade acadêmica e ambiente institucional. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2006, vol.14, n.51, pp.209-222. ISSN 0104-4036.

O objetivo deste trabalho científico foi de realizar uma investigação em torno do comportamento ético, em uma profissão que tem por cotidiano o vivenciamento de conflitos distributivos entre os mais diversos grupos de agentes econômicos. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a indutiva, tendo como conduta orientadora os procedimentos exploratórios, bibliográficos-documentais e quálito-quantitativos. Para alcançar os resultados delineados, foi utilizada a prova não-paramétrica de Kruskal-Wallis, uma alternativa ao teste ANOVA, que busca comprovar a hipótese de nulidade que K amostras provenham de relações grupais idênticas com relação à média. Conclui o estudo que, os preceitos da ética devem estar exaustivamente presentes durante todo o processo ensino-aprendizagem de construção do conhecimento formal e informal dos saberes do bacharel em Ciências Contábeis.

Palavras-chave : Avaliação; Comportamento; Ética; Conhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )