SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número51Una análisis de la evalución de las actitudes de estudiantes de contabilidad y los dilemas éticos bajo una perspectiva de género, madurez académica y ambiente institucionalProyecto Eureka: la implantación de la informática educativa en la red municipal de Campinas en el período de 1989 - 1997 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

TOLLINI, Ignez Martins. Liderança e mudança: o caso educacional de jovens moradores de favelas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2006, vol.14, n.51, pp.223-247. ISSN 0104-4036.

Este trabalho tem o objetivo de analisar o caso educacional de adolescentes moradores em favelas, alunos de uma escola municipal no Rio de Janeiro. Foi argumentado que tal tarefa educacional requer liderança efetiva para encorajar mudança de atitude, valores e comportamento de adolescentes, como proposto no Modelo Fullan. Este modelo permitiu a reinterpretação do caso educacional tratado neste estudo, caracterizado por uma "teorização" baseada em conhecimento, criatividade, insight, e bom senso. Espera-se que este estudo inspire políticas educacionais para jovens que vivem em favelas e periferias urbanas e possa ser reproduzido em outras situações.

Palabras clave : iderança; Mudança; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )