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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

TOLLINI, Ignez Martins. Liderança e mudança: o caso educacional de jovens moradores de favelas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2006, vol.14, n.51, pp.223-247. ISSN 0104-4036.

Este trabalho tem o objetivo de analisar o caso educacional de adolescentes moradores em favelas, alunos de uma escola municipal no Rio de Janeiro. Foi argumentado que tal tarefa educacional requer liderança efetiva para encorajar mudança de atitude, valores e comportamento de adolescentes, como proposto no Modelo Fullan. Este modelo permitiu a reinterpretação do caso educacional tratado neste estudo, caracterizado por uma "teorização" baseada em conhecimento, criatividade, insight, e bom senso. Espera-se que este estudo inspire políticas educacionais para jovens que vivem em favelas e periferias urbanas e possa ser reproduzido em outras situações.

Palavras-chave : iderança; Mudança; Educação.

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