SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número51Uma análise avaliativa de atitudes de estudantes de ciências contábeis e dilemas éticos sob uma perspectiva de gênero, maturidade acadêmica e ambiente institucionalProjeto Eureka: a implantação da informática educativa na rede municipal de Campinas no período de 1989-1997 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

TOLLINI, Ignez Martins. Liderança e mudança: o caso educacional de jovens moradores de favelas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2006, vol.14, n.51, pp.223-247. ISSN 0104-4036.

Resumen Este trabajo tiene por finalidad evaluar el caso educacional de adolescentes favelados, estudiantes de una escuela municipal en Rio de Janeiro. Há sido argumentado que la tarea educacional requiere liderazgo efectivo para estimular cambio de actitud, valores y comportamiento de adolescentes, como propuesto en el Modelo Fullan. Este modelo ha permitido la reinterpretación del caso educacional tratado en este estudio, caracterizado por una "teorización" basada en conocimiento, creatividad, insight, y senso común. Espera-se que este estúdio inspire políticas educacionales para jóvenes moradores de chabolas e periferias urbanas y pueda ser reproducido en otras situaciones

Palavras-chave : Liderazgo;; Cambio; Educación.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )