SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue52Desafíos claves del fortalecimiento de la gestión de los gobiernos subnacionales chilenos en Educación author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

VERHINE, Robert Evan; DANTAS, Lys Maria Vinhaes  and  SOARES, José Francisco. Do Provão ao ENADE: uma análise comparativa dos exames nacionais utilizados no Ensino Superior Brasileiro. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2006, vol.14, n.52, pp.291-309. ISSN 0104-4036.

Nesse artigo, os autores analisam, de maneira comparativa, o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho de Estudante - ENADE, e o Exame Nacional de Cursos - ENC, mais conhecido como Provão, a partir de críticas feitas ao segundo e da capacidade do ENADE de endereçá-las. Ao fazê-lo, identificam diferenças e similaridades entre os dois exames, argumentam que ambos têm integridade técnica e apresentam contribuições para o aprimoramento do exame vigente, tais como a elaboração de uma matriz permanente e a pré-testagem dos instrumentos. Em síntese, as análises apontam para uma grande similaridade dos processos técnicos das duas abordagens, enquanto que as diferenças se apresentam mais no plano conceitual, vez que o ENADE se propõe a apresentar um indicador de diferença de desempenho e, especialmente, perde o caráter high stakes do exame que o antecedeu. Os autores concluem que o novo exame não conseguiu, até o momento, resolver vários dos problemas identificados na abordagem anterior, mas que algumas das propostas, se implementadas, constituirão um avanço real para a utilização dos seus resultados.

Keywords : Avaliação do Ensino Superior; Provão; ENADE; SINAES.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )