SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número52Desafíos claves del fortalecimiento de la gestión de los gobiernos subnacionales chilenos en EducaciónGestão da Educação Municipal: Composição dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

NUNES, Lina Cardoso. As dimensões da auto-avaliação institucional: tecendo redes de redes. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2006, vol.14, n.52, pp.339-348. ISSN 0104-4036.

Este artigo tem o propósito de apresentar algumas reflexões sobre a rede de relações que se configuram nas dez dimensões abordadas pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES, no âmbito do cenário contemporâneo. Cada uma dessas dimensões relaciona-se com as demais, estabelecendo redes entre pessoas, idéias, acontecimentos e práticas veiculadas no interior da universidade. São redes de redes. Constituem-se em uma trama complexa que exige da comunidade o conhecimento da identidade da cultura universitária, com o compromisso de garantir eticamente a fidedignidade dos relatos dos atores sociais participantes da avaliação. Tendo em vista a avaliação de uma instituição de grande porte, avolumam-se as dificuldades para a realização coerente e consistente do processo avaliativo, em todas as dimensões, considerando-se os aspectos administrativos e acadêmicos envolvidos na análise dos processos avaliativos. Essa é tarefa a ser desempenhada pelos grupos institucionais administrativos e acadêmicos, apoiados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e pela Coordenação Operacional Pedagógica (COP).

Palavras-chave : Redes de Relações; Auto-Avaliação Institucional; Universidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )