SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número52Gestão da Educação Municipal: Composição dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do SulEstudantes em situação de risco e prevenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ANDRIOLA, Cristiany Gomes  e  MOURA, Cristiane Pascoal. Opiniões de docentes e de coordenadores acerca do fenômeno da evasão discente dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2006, vol.14, n.52, pp.365-382. ISSN 0104-4036.

O texto aborda o fenômeno da evasão discente em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará - UFC, desde a perspectiva de docentes e de coordenadores. Após revisão da literatura e apresentação das investigações executadas por W. B. Andriola e colaboradores, são descritos dados obtidos com 52 docentes e 21 coordenadores de cursos de graduação da UFC. Os resultados atestam que a maioria dos coordenadores e dos docentes entrevistados tem opinião favorável ao resgate da função do professor orientador. Opinam também que cabe às coordenações fornecer informações pertinentes e relevantes a todos os potenciais candidatos aos cursos de graduação da UFC. Por fim, acrescentam que caberá ao gestor dar ênfase à melhoria da infra-estrutura física, com especial atenção às salas de aula e aos laboratórios.

Palavras-chave : Educação Superior; Evasão Discente; Avaliação Institucional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )