SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número53Auto-avaliação de centros de pós-graduação: uma proposta em açãoPesquisa Nacional Qualidade na Educação: a escola pública na opinião dos pais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

MARQUES, Luciana Rosa. Caminhos da democracia nas políticas de descentralização da gestão escolar. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2006, vol.14, n.53, pp.507-525. ISSN 0104-4036.

Este artigo discute as políticas de democratização/descentralização da gestão escolar. Para tal, analisa estas políticas no município do Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana do Recife, no período de 2003/2004. Partindo da idéia de que o ideário neoliberal apropriou-se da bandeira da democratização, originalmente defendida no campo progressista, escolheu-se um município cujas forças que estavam no poder, à época da coleta de dados, se colocavam no campo popular. Percebeu-se, neste estudo, que são veiculados conteúdos democráticos nas políticas educacionais municipais. Busca-se demonstrar, desta forma, que as políticas de descentralização podem contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola e, portanto, para a sua transformação.

Palabras clave : Política Educacional; Gestão Escolar; Democracia; Descentralização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )