SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número53Caminhos da democracia nas políticas de descentralização da gestão escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

PINTO, Fátima Cunha Ferreira; GARCIA, Vanessa Coelho  y  LETICHEVSKY, Ana Carolina. Pesquisa Nacional Qualidade na Educação: a escola pública na opinião dos pais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2006, vol.14, n.53, pp.527-541. ISSN 0104-4036.

O artigo apresenta a "Pesquisa Nacional Qualidade da Educação: a escola pública na opinião dos pais" , realizada pela Fundação Cesgranrio para o DAEB/INEP/MEC, em 2004/2005. A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de natureza metodológica qualiquantitativa, que teve por objetivo produzir uma visão geral e compreensiva da relação entre escola e responsáveis de alunos, a partir da perspectiva dos pais/responsáveis dos alunos. A metodologia utilizada para a coleta de informações, foi efetuada em duas etapas: a primeira, através da realização de 10 grupos focais, e a segunda, através da aplicação de questionários a 10.500 pais ou responsáveis, entrevistados em todas as unidades federativas brasileiras. Os resultados apresentados no artigo ilustram as percepções e expectativas dos pais em relação à escola de seus filhos, estudantes de instituições públicas, estaduais e municipais de Ensino Fundamental. A pesquisa revelou, entre outros resultados, que os responsáveis pelos alunos da escola pública brasileira, de modo geral, estão satisfeitos com a educação recebida hoje por seus filhos, considerando-a melhor do que a educação que receberam em sua época de estudo.

Palabras clave : Processos Avaliativos; Pesquisa; Escola-Família; Qualidade; Ações Educativas; Metodologia; Política Educacional; Coleta de Informações.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )