SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número54Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediaçãoImpactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no sistema de ensino naval brasileiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

SOUZA, Donaldo Bello de; RAMOS, Marise Nogueira  y  DELUIZ, Neise. Cobertura municipal da educação profissional via regime de colaboração: uma prática possível?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2007, vol.15, n.54, pp.29-51. ISSN 0104-4036.

O artigo visa à problematização do envolvimento dos sistemas municipais públicos de educação na cobertura das demandas locais por Educação Profissional, tomando por base a possibilidade de realizar-se via Regime de Colaboração entre os entes federados. De modo a exemplificar as reflexões realizadas, evocam-se alguns dos resultados de pesquisa de survey, de caráter descritivo e exploratório, realizada junto a Municípios do Estado do Rio de Janeiro. Como conclusão mais geral, constata, de um lado, que a cooperação advinda da União e dos Estados pela via do Regime de Colaboração vem se mostrando tímida ao atendimento desta modalidade de educação, abrindo espaço para a atuação do setor privado em sua cobertura, e, de outro, que a produção científica neste campo ainda se mostra incipiente, dificultando a compreensão, entre outros aspectos, da identidade da Educação Profissional no âmbito dos sistemas educacionais, particularmente municipal, de modo a verificar a pertinência de se considerála, formalmente, como objeto de ação cooperada entre os entes federados.

Palabras clave : Educação Profissional; Regime de Colaboração; Educação Básica; Privatização da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )