SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número54Educação superior no período noturno no Brasil: políticas, intenções e omissõesIniciação científica: uma metodologia de avaliação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

SILVA, Daniela Vilaverde e. Escola e lógicas de acção organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2007, vol.15, n.54, pp.103-126. ISSN 0104-4036.

Numa agenda teórica decorrente do modelo político que acentua a importância dos jogos de poder, interesses, conflitos, estratégias e coligações dos actores no quotidiano organizacional, a identificação e compreensão das lógicas de acção ou dos “mundos” que norteiam a acção emerge num registo mais actual que reafirma a pertinência deste modelo analítico no estudo das organizações educativas em geral e na escola em particular. O presente artigo procura reflectir sobre os pressupostos teóricos do modelo político de análise organizacional, centralizando duas focalizações estruturais do mesmo: a) a diferenciação vs complementaridade da abordagem sistémica e estratégica de Crozier e Friedberg (1977); b) a proposta de um exercício de articulação entre a perspectiva teórica da escola das convenções e o modelo político.

Palabras clave : Modelo Político; Lógicas de Acção; Convenções.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )