SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número55Escola pública e escola particular: semelhanças de dois imbróglios educacionaisFinanciamento do ensino médio: transparência ou opacidade? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

WERMELINGER, Mônica; MACHADO, Maria Helena  e  AMANCIO FILHO, Antenor. Políticas de educação profissional: referências e perspectivas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2007, vol.15, n.55, pp.207-222. ISSN 0104-4036.

O artigo revisita o processo histórico de construção do modelo de educação profissional de nível médio vigente no Brasil, procurando identificar aspectos que auxiliem na compreensão de questões pertinentes a essa modalidade de ensino. Aborda a dualidade do ensino médio, a associação entre discriminação social e ocupações técnicas, a contenção de demanda ao nível superior de ensino, a formação integral do cidadão e a formação para o mundo do trabalho, situando a educação profissional na área da saúde nesse contexto. Foram utilizados, como fontes, a legislação brasileira para a educação, além de referenciais, diretrizes e documentos técnicos do Ministério da Educação. O artigo ressalta a importância que o conceito de terminalidade adquiriu nas propostas para a educação profissional, apontando a politecnia como alternativa à formação escolar e profissional, assinalando as peculiaridades da área da saúde que a afastam do modelo de educação profissional de nível médio com caráter de terminalidade.

Palavras-chave : Educação Profissional; Ensino Técnico; Ensino Médio; Terminalidade; Formação em Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )