SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número55Financiamento do ensino médio: transparência ou opacidade?Avaliação da aprendizagem de ética em curso de formação de professores de Ensino Fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

VERDASCA, José Lopes Cortes. ’TurmaMais’: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2007, vol.15, n.55, pp.241-254. ISSN 0104-4036.

Neste artigo relata-se a experiência pedagógica ‘TurmaMais’ e o essencial do seu figurino organizativo. Em termos de contextualização e enquadramento teórico- conceptual sustenta-se um modelo centrado nos factores organizacionais ‘dimensão’ e ‘estrutura composicional’ da turma como referentes significativos do desempenho escolar. Os resultados observados evidenciam quebras significativas nos índices de repetência e abandono escolares e uma melhoria igualmente significativa na qualidade dos níveis escolares de coortes de alunos de 3º ciclo, tendendo assim a comprovar-se a eficácia do projecto. A exploração e desenvolvimento de critérios e procedimentos para a mensuração dos resultados permite, por outro lado, lançar e aprofundar o debate sobre a adequabilidade e validação de instrumentos metodológicos de análise do desempenho escolar.

Palabras clave : Turmamais; Dimensão da Turma; Estrutura Composicional da Turma; Sucesso Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )