SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número55Financiamento do ensino médio: transparência ou opacidade?Avaliação da aprendizagem de ética em curso de formação de professores de Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

VERDASCA, José Lopes Cortes. ’TurmaMais’: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2007, vol.15, n.55, pp.241-254. ISSN 0104-4036.

Neste artigo relata-se a experiência pedagógica ‘TurmaMais’ e o essencial do seu figurino organizativo. Em termos de contextualização e enquadramento teórico- conceptual sustenta-se um modelo centrado nos factores organizacionais ‘dimensão’ e ‘estrutura composicional’ da turma como referentes significativos do desempenho escolar. Os resultados observados evidenciam quebras significativas nos índices de repetência e abandono escolares e uma melhoria igualmente significativa na qualidade dos níveis escolares de coortes de alunos de 3º ciclo, tendendo assim a comprovar-se a eficácia do projecto. A exploração e desenvolvimento de critérios e procedimentos para a mensuração dos resultados permite, por outro lado, lançar e aprofundar o debate sobre a adequabilidade e validação de instrumentos metodológicos de análise do desempenho escolar.

Palavras-chave : Turmamais; Dimensão da Turma; Estrutura Composicional da Turma; Sucesso Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )