SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número55’TurmaMais’: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolarQualidade e eqüidade em educação: reconsiderando o significado de “fatores intra-escolares” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

LINS, Maria Judith Sucupira da Costa et al. Avaliação da aprendizagem de ética em curso de formação de professores de Ensino Fundamental. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2007, vol.15, n.55, pp.255-276. ISSN 0104-4036.

Professores não se sentem sempre confiantes em relação aos tópicos de Educação Moral que ensinam às crianças no Ensino Fundamental. Por este motivo decidimos conhecer como e o que os futuros professores nos cursos de Ensino Médio de formação de professores no Brasil aprendem sobre Educação Moral. De acordo com a lei educacional brasileira (9394/96) a Educação Moral deve ser ensinada como Tema Transversal. Não há uma disciplina especial para este assunto na escola. Educação Moral é chamada Ética e deve ser aprendida por meio de todas as disciplinas escolares. Esta pesquisa teve como objetivo descobrir como é ensinado e como estes estudantes entendem Educação Moral. O estudo de Alasdair MacIntyre sobre Virtude foi a base teórica. Foi pedido aos estudantes que falassem sobre o significado das virtudes e respondessem questões escritas e orais. Pediu-se que dessem conceitos de Família, Escola e País e que descrevessem a si próprios em diferentes situações. A metodologia da “Escuta Sensível” de René Barbier foi escolhida e os dados foram estudados de acordo com a análise de Laurence Bardin. Resultados mostram que os estudantes estão interessados na formação em Educação Moral, embora haja diferentes problemas concernentes à aprendizagem de ética.

Palavras-chave : Educação Moral/Ética; Temas Transversais; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )