SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue55Avaliação da aprendizagem de ética em curso de formação de professores de Ensino FundamentalImproved community conditions in a brazilian slum: a significant consequence of its evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

FRANCO, Creso et al. Qualidade e eqüidade em educação: reconsiderando o significado de “fatores intra-escolares”. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2007, vol.15, n.55, pp.277-297. ISSN 0104-4036.

O artigo investiga quais características escolares estão associadas ao aumento do desempenho médio das escolas medido por meio dos testes de Matemática, da 4ª série do Ensino Fundamental, pelo SAEB 2001. Investiga, especificamente, características escolares promotoras de eficácia escolar e de eqüidade intra-escolar, e identifica e avalia o efeito sobre a eqüidade de características escolares associadas, simultaneamente, à eficácia escolar e ao aumento das desigualdades dentro das unidades escolares.

Keywords : Fatores Intra-Escolares; Eficácia Escolar; Eqüidade Intra-Escolar; Educação Fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )