SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número55Avaliação da aprendizagem de ética em curso de formação de professores de Ensino FundamentalImproved community conditions in a brazilian slum: a significant consequence of its evaluation índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

FRANCO, Creso et al. Qualidade e eqüidade em educação: reconsiderando o significado de “fatores intra-escolares”. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2007, vol.15, n.55, pp.277-297. ISSN 0104-4036.

O artigo investiga quais características escolares estão associadas ao aumento do desempenho médio das escolas medido por meio dos testes de Matemática, da 4ª série do Ensino Fundamental, pelo SAEB 2001. Investiga, especificamente, características escolares promotoras de eficácia escolar e de eqüidade intra-escolar, e identifica e avalia o efeito sobre a eqüidade de características escolares associadas, simultaneamente, à eficácia escolar e ao aumento das desigualdades dentro das unidades escolares.

Palabras clave : Fatores Intra-Escolares; Eficácia Escolar; Eqüidade Intra-Escolar; Educação Fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )