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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

FIRME, Thereza Penna  y  LETICHEVSKY, Ana Carolina. Improved community conditions in a brazilian slum: a significant consequence of its evaluation. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2007, vol.15, n.55, pp.299-309. ISSN 0104-4036.

Este trabalho descreve as atividades de um programa de desenvolvimento social local em comunidades de baixa renda, bem como, sua concomitante avaliação e suas principais conseqüências, conduzidos por uma organização sem fins lucrativos, no Brasil. Os aspectos mais originais desta experiência foram: (a) reconhecimento da capacidade da comunidade em detectar suas próprias necessidades; (b) seleção dos melhores parceiros para realizar as ações e de uma equipe competente para conduzir a avaliação e a meta-avaliação; (c) ênfase na capacitação das comunidades em avaliação, auto-determinação, e auto-sustentabilidade; e ainda (d) devolução contínua de processo e resultados a parceiros, financiadores, e comunidades. Algumas das consequências visíveis desta avaliação foram: (a) a percepção do crescimento do número de crianças na escola, do seu desempenho e do respeito por valores morais; (b) redução de violência, abuso sexual, trabalho infantil e consumo de droga; (c) substancial impacto na própria instituição avaliadora no que se refere ao seu compromisso de construir e inovar metodologias. Espera-se que a melhoria da situação atual seja um preditor do desenvolvimento de um futuro digno para as comunidades.

Palabras clave : Avaliação; Avaliação de Programas Sociais; Meta-Avaliação; Conseqüências da Avaliação.

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