SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número56A pós-graduação em engenharia no Brasil: uma perspectiva histórica no âmbito das políticas públicasO sistema de avaliação externa dos padrões de qualidade da educação superior no Brasil: considerações sobre os indicadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

LAGO, Patricio Montero. Desafíos para la profesionalización del nuevo rol docente universitário. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2007, vol.15, n.56, pp.341-350. ISSN 0104-4036.

O presente artigo tem por objetivo relacionar as demandas educacionais do novo século, com as modificações que se fazem necessárias ao exercício da docência universitária. A principal implicação consiste na substituição de pressupostos básicos por procedimentos docentes diferenciados, além do desenvolvimento de outros conhecimentos, levando-se em conta os resultados de pesquisas recentes. O texto está dividido em três abordagens principais, A primeira - mudanças no desempenho da ação docente - apresenta resultados de pesquisas recentes feitas acerca da docência eficaz. A segunda - funções e tarefas das novas atribuições docentes - baseia-se em experiências docentes inovadoras, sendo ilustradas por algumas funções e tarefas-chave que deveriam estar presentes na atuação de professor.A terceira - O papel docente em nova visão sistêmica - considera docência como algo desafiante e apresenta sugestões para o avanço da profissionalização docente nessa nova visão.

Palabras clave : Demandas Educacionais; Docência Universitária; Pesquisas; Profissionalização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )