SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número56O sistema de avaliação externa dos padrões de qualidade da educação superior no Brasil: considerações sobre os indicadoresDesempenho escolar e gastos municipais por aluno em educação: relação observada em municípios baianos para o ano 2000 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

KLEIN, Ruben; FONTANIVE, Nilma  e  CARVALHO, José Carmello Braz de. O desempenho de alunos dos Cursos Pré-vestibulares Comunitários no ENEM 2006: análise de um possível impacto da capacitação de professores. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2007, vol.15, n.56, pp.373-391. ISSN 0104-4036.

O artigo discute os resultados obtidos pelos alunos dos Cursos Pré-Vestibulares Comunitários do Rio de Janeiro, no ENEM 2006. Os 350 professores desses alunos, todos voluntários, participaram de atividades de Capacitação voltadas para o desenvolvimento das habilidades do ENEM. Os alunos desses professores, além de material didático, realizaram um Simulado do ENEM, em junho de 2006. Pesquisando os resultados desses alunos, no ENEM, constatou- se que eles obtiveram médias maiores do que as obtidas pelos alunos brasileiros e do Rio de Janeiro. Os alunos dos Pré-Vestibulares Comunitários, têm renda familiar menor, são mais velhos e, em maior percentual, se declararam pretos e pardos, quando comparados com os alunos brasileiros e do Rio de Janeiro. Essas variáveis, em geral, estão associadas a piores desempenhos. Os autores discutem o possível impacto da capacitação dos professores nos resultados positivos obtidos pelos alunos no ENEM 2006.

Palavras-chave : Pré-Vestibulares Comunitários; Resultados no ENEM; Impacto de Capacitação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )