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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

LETICHEVSKY, Ana Carolina; VELLASCO, Marley Maria Bernardes Rebuzzi  y  TANSCHEIT, Ricardo. Un sistema de suporte a la decisión para metaevaluación y sus consecuencias: nueva abordaje y estudio de caso realizado en Brasil. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2007, vol.15, n.56, pp.447-462. ISSN 0104-4036.

Este artigo apresenta uma nova metodologia para meta-avaliação que utiliza conjuntos fuzzy e lógica fuzzy. Esta metodologia é composta por um instrumento de coleta de dados e por um sistema hierárquico de inferência fuzzy. As vantagens da metodologia proposta são: (i) o instrumento de coleta de dados, que permite respostas intermediárias; (ii) a capacidade do sistema de inferência de se adaptar a necessidades específicas; e (iii) transparência, através da utilização de regras lingüísticas que facilitam tanto o entendimento como a discussão de todo o processo. As regras foram construídas com base nas diretrizes estabelecidas pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation(1994) e por informações fornecidas por especialistas. O sistema pode auxiliar avaliadores que ainda não têm experiência em meta-avaliação. Um estudo de caso é apresentado como validação da metodologia proposta.

Palabras clave : Meta-Avaliação; Lógica Fuzzy; Avaliação de Programas Educacionais; Padrões de Avaliação.

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