SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número57O fenômeno das explicações: aspectos da realidade portuguesa e do contexto globalConstrução de um sistema educacional inclusivo: um desafio político-pedagógico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

METTRAU, Marsyl Bulkool  y  REIS, Haydéa Maria Marino de Sant’Anna. Políticas públicas: altas habilidades/ superdotação e a literatura especializada no contexto da educação especial/inclusiva. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2007, vol.15, n.57, pp.489-509. ISSN 0104-4036.

Neste artigo buscou-se analisar aspectos das políticas públicas voltadas para o atendimento dos indivíduos com altas habilidades/ superdotação no país, no contexto da educação especial/inclusiva, traçando um paralelo com a literatura especializada. Inicialmente foi apresentada uma revisão bibliográfica acerca do conceito de altas habilidades/superdotação bem como dos conceitos de talento, precocidade e genialidade. os processos de sondagem, identificação, programas de enriquecimento, e as possibilidades/alternativas de atendimento no modelo brasileiro, estabelecem estreita relação teórico-metodológica, com base em análise de documentos legais, diretrizes e programas de capacitação, formadores do substrato para a proposta de inclusão social no contexto educacional brasileiro.

Palabras clave : Políticas Públicas; Educação Especial; Altas Habilidades/Superdotação; Educação Inclusiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )