SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número58Relação entre o desempenho no vestibular e o desempenho durante o curso de graduaçãoO ensino médio: órfão de idéias, herdeiro de equívocos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

SANTOS, Sônia Querino dos Santos e  y  MACHADO, Vera Lúcia de Carvalho. Políticas públicas educacionais: antigas reivindicações, conquistas (Lei 10.639) e novos desafios. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2008, vol.16, n.58, pp.95-112. ISSN 0104-4036.

O artigo "Políticas públicas educacionais: antigas reivindicações, conquistas (lei 10.639) e novos desafios" tem por base a dissertação de mestrado "População negra, relações inter-raciais e formação de educadoras/es: PENESB (1995-2007)", defendida por Sônia Querino dos Santos e Santos na PUC-Campinas em dezembro de 2007. Pretende considerar como o processo de identificação é construído no plano simbólico, nas opções curriculares, nas metáforas interditas que permeiam as idéias pré-concebidas que carregamos, pois nem sempre o diferente que vemos nos encanta, pelo contrário, muitas vezes, nos desafia e nos faz revisar nossas opções individuais e nossos valores.

Palabras clave : Pertencimento; Diversidade Étnico-Racial; Práticas Pedagógicas Emancipatórias; Formação de Educadoras/es.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )