SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número58Políticas públicas educacionais: antigas reivindicações, conquistas (Lei 10.639) e novos desafiosEducation reform, race, and politics in Bahia, Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

CASTRO, Claudio de Moura. O ensino médio: órfão de idéias, herdeiro de equívocos. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2008, vol.16, n.58, pp.113-124. ISSN 0104-4036.

Ensino Médio, ponto de encontro das muitas contradições do ensino brasileiro, tem papéis demais. Pode-se dizer que é um nível em crise permanente. O dilema mais grave do médio está entre preparar a metade dos alunos para o trabalho e a outra metade para o superior. São coisas díspares, com maiores distâncias entre valores e atitudes funcionais em cada uma das opções. O ensino médio herda todas os problemas de qualidade do fundamental e soma a eles um modelo inédito no mundo: não há caminhos alternativos nem entre escolas com perfis diferentes (modelo europeu) nem a possibilidade de trilhar trajetórias divergentes dentro da mesma escola (modelo americano). Há amplo debate sobre as múltiplas saídas para o nosso ensino médio. Algumas grandes linhas podem ser sugeridas, justamente por lidarem com erros flagrantes, cuja correção se faz necessária. Mas, mais cedo ou mais tarde, porém, será preciso ter a coragem para resolver o impasse de um sistema único que, na teoria, oferece a mesma escola para todos e, na prática, não oferece nada para ninguém, nem um ensino que preste. Ademais, ainda, discrimina os mais pobres. Só o Brasil apresenta esse sistema. Só o Brasil paga o preço dessa utopia impossível.

Palabras clave : Ensino Médio; Ensino Superior; Formação Profissional; Sistema Único; Fixação de Valores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )