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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

GOMES, Candido Alberto da Costa. Democratização e financiamento da educação profissional: uma provocativa experiência. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2008, vol.16, n.59, pp.179-193. ISSN 0104-4036.

Este trabalho é um estudo de caso sobre uma experiência de financiamento da educação profissional por empresas numa região onde a escassez de trabalhadores qualificados era um grande ponto de estrangulamento. Na primeira pesquisa (1990), a escola técnica se encontrava consolidada, embora enfrentasse dificuldades financeiras para investir e, simultaneamente, manter baixos custos para os estudantes efetivamente interessados em empregos de nível técnico e não no ingresso em cursos superiores. Na segunda pesquisa (2005), os dados revelaram que a organização havia superado uma grave crise, assim como, em conseqüência, havia adotado uma gestão mais rigorosa. Neste período de 15 anos o setor industrial adotou tecnologias de ainda maior intensidade de capital, resultando em empregar menos pessoas, porém mais qualificadas. Para responder a estas demandas e assegurar maior autonomia financeira, a organização criou uma escola de ensino fundamental e médio e uma de engenharia. Além da venda de serviços, estas unidades contribuem para financiar a escola técnica, por meio de uma espécie de efeito Robin Hood.

Palavras-chave : Educação Profissional; Financiamento da Educação; Custos Educacionais; Democratização da Educação.

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