SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número59Vinte anos de avaliação da educação básica no Brasil: aprendizagens e desafios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

SANTOS, Ana Lúcia Padrão dos  y  SIMOES, Antonio Carlos. Desafios do ensino superior em educação física: considerações sobre a política de avaliação de cursos. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2008, vol.16, n.59, pp.259-273. ISSN 0104-4036.

O crescimento do ensino superior no Brasil apresenta números significativos, especialmente pela participação do setor privado. Os cursos de graduação em Educação Física integram este contexto ao apresentar um crescimento de aproximadamente quatrocentos por cento (400%) de 1991 a 2004. Neste sentido o maior desafio é ajustar a oferta à manutenção da qualidade. Como em outras áreas a solução encontrada tem sido a regulação governamental através de processos de avaliação de instituições, cursos e alunos. Contudo, neste período a própria área sofreu grandes transformações como a regulamentação da profissão, o surgimento de novas áreas de atuação, a criação dos conselhos de Educação Física e finalmente mudanças nas próprias diretrizes curriculares nacionais, que ainda apresentam algumas indefinições. Neste cenário de ampla transformação a avaliação governamental para credenciamento de novos cursos e renovação de credenciamento dos cursos já existentes precisa ser analisado cuidadosamente através de um extenso processo de diálogo entre todos os envolvidos nos cursos de graduação em Educação Física.

Palabras clave : Educação Superior; Educação Física; Avaliação; Políticas Educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )