SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número59 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

CANEN, Ana. A pesquisa multicultural como eixo na formação docente: potenciais para a discussão da diversidade e das diferenças. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2008, vol.16, n.59, pp.297-308. ISSN 0104-4036.

O presente artigo argumenta que a compreensão da pesquisa como fenômeno multicultural pode tornar a articulação ensino-pesquisa mais impactante na formação de professores, Desenvolve o argumento, propondo quatro dimensões centrais nessa perspectiva: a compreensão dos futuros professores e professores formadores como identidades culturais plurais de pesquisadores em ação; o incentivo às discussões dos temas educacionais em termos de vozes silenciadas e representadas, analisando tensões entre universalismo e valorização da diversidade; a apresentação dos professores em formação a metodologias plurais de pesquisa; a análise das identidades institucionais ou organizacionais onde se processa a formação docente e sua articulação à perspectiva de pesquisa, problematizando relações desiguais de poder e lutando para que essas instituições se constituam em instituições ou organizações multiculturais.

Palabras clave : Formação de Professores; Multiculturalismo; Pesquisa Multicultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )