SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número60Políticas de Estado e organização político-pedagógica da escola: entre o instituído e o instituinteProposta de um modelo referencial de gestão de indicadores de qualidade na instituição universitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

DONOSO DIAZ, Sebastián. Políticas e instrumentos de financiación de estudios universitarios: encrucijadas para el diseño de sistemas de financiamiento sustentables. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2008, vol.16, n.60, pp.359-392. ISSN 0104-4036.

O artigo analisa as principais tendências em matéria de demandas crescentes e novas propostas de políticas e instrumentos de financiamento dos estudos universitários, temática estratégica para o desenvolvimento do capital humano na sociedade do conhecimento, e que faz parte dos desafios que na atualidade já se vislumbram em diferentes países. São revistos alguns casos nos seguintes países: Austrália, Alemanha, Reino Unido, Chile, Estados Unidos e Colômbia, que, sob diversos formatos, orientações e instrumentos, buscam resolver um conjunto de problemas comuns. O texto termina com uma análise de semelhança e diferenças e de formulação de proposições que, além de qualquer posição ideológica, política e técnica, têm por base o papel chave do estado e das diversas políticas públicas nos diferentes cenários apresentados.

Palavras-chave : Demandas de Financiamento; Financiamentos de Estudos Superiores; Políticas de Financiamento de Estudantes; Instrumentos para Financiar a Educação Superior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )