SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número60Proposta de um modelo referencial de gestão de indicadores de qualidade na instituição universitáriaA influência da qualidade na atratividade de instituições de ensino superior com capital aberto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

WERNECK, Vera Rudge. Uma avaliação sobre a relação multiculturalismo e educação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2008, vol.16, n.60, pp.413-436. ISSN 0104-4036.

O artigo tem como objetivo a avaliação da relação entre multiculturalismo e educação. Inicia com considerações gerais sobre o tema, passando, em seguida, para a análise das noções de identidade e de cultura, categorias indispensáveis para a compreensão da noção de multiculturalismo. Conceitua então a educação como o processo que leva o educando a reconhecer, apreender e hierarquizar os valores de modo próprio e adequado para que possa situar-se no mundo como pessoa e como personalidade. Entendendo a avaliação como a análise do valor de algo com relação a um determinado referencial, vai fundamentar-se do ponto de vista filosófico na Teoria dos Valores de Max Scheler (1955) e de Yvan Gobry (1975). Do ângulo sociológico baseia-se em Tomás Tadeu da Silva (1994, 2005). Conclui levantando as exigências da educação com relação ao multiculturalismo e mostrando a necessidade do estabelecimento de referenciais para que se possa realizar o procedimento da avaliação dessa relação.

Palabras clave : Multiculturalismo; Educação; Identidade; Cultura; Avaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )