SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número60A influência da qualidade na atratividade de instituições de ensino superior com capital abertoAvaliando a aprendizagem e o ensino com pesquisa no ensino médio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

LINS, Maria Judith Sucupira da Costa  y  MIYATA, Edson Seiti. Avaliando a aprendizagem de criatividade em uma oficina pedagógica. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2008, vol.16, n.60, pp.455-468. ISSN 0104-4036.

Criatividade e imagem mental são características importantes dos seres humanos e que podem ser observadas no comportamento de diferentes pessoas. Um grande número de pesquisadores estudou criatividade e imagem mental com o objetivo de estabelecer a origem e o processo de ambos. Este artigo focaliza a contribuição das principais teorias de criatividade e imagem mental e discute como é possível avaliar a aprendizagem de criatividade por meio de uma oficina pedagógica em uma escola técnica. Esta oficina foi conduzida para observar como a criatividade pode ser melhorada pelos alunos desta escola técnica. Resultados mostram que o processo educacional deve estar atento ao desenvolvimento dos estudantes no sentido de propiciar a aprendizagem da criatividade e da imagem mental.

Palabras clave : Avaliação; Aprendizagem; Criatividade; Imagem Mental; Ensino Técnico/Propaganda.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )