SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número61A alfabetização de crianças com seis anos: uma contribuição para o debate sobre aquisição de habilidades de leitura escrita e matemática no primeiro ano do ensino fundamentalEnsino da arte na escola pública e aspectos da política educacional: contexto e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

TRIGO, João Ribeiro  e  COSTA, Jorge Adelino. Liderança nas organizações educativas: a direcção por valores. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2008, vol.16, n.61, pp.561-581. ISSN 0104-4036.

A liderança constitui um dos temas mais comuns no estudo das organizações em geral, ainda que esta prevalência não tenha atingido o mesmo protagonismo no caso das organizações educativas, de modo particular em alguns contextos geográficos. Não obstante assumirmos neste artigo que as escolas manifestam especificidades relativamente a outras organizações, também reconhecemos que os estudos situados no domínio educacional não podem ficar imunes às contribuições de outras áreas. É neste sentido que invocamos aqui o modelo da Direcção por Valores enquanto proposta que, rompendo como as vertentes mais técnico-instrumentais das teorias tradicionais da gestão, poderá contribuir para uma reflexão compartilhada com a liderança das organizações educativas, de modo especial tendo em conta a conceptualização da liderança como diálogo sobre valores.

Palavras-chave : Liderança; Valores; Gestão Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )