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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

LEITE, Sérgio Antônio da Silva  y  KAGER, Samantha. Efeitos aversivos das práticas de avaliação da aprendizagem escolar. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2009, vol.17, n.62, pp.109-134. ISSN 0104-4036.

O presente artigo tem como objetivo discutir os efeitos aversivos das práticas tradicionais de avaliação da aprendizagem escolar. Baseando-se em dados de pesquisa coletados através de entrevistas com jovens do último ano do ensino médio, organizaram-se núcleos temáticos que permitiram identificar os aspectos aversivos do processo de avaliação da aprendizagem escolar, bem como os seus efeitos nos alunos. Na discussão, aponta-se como alternativa o processo de avaliação diagnóstica para o trabalho pedagógico dos professores.

Palabras clave : Avaliação Escolar; Afetividade; Mediação Pedagógica.

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