SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue62Avaliação da qualidade educacional da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

FIRME, Thereza Penna; LETICHEVSKY, Ana Carolina; DANNEMANN, Ângela Cristina  and  STONE, Vathsala. Evaluation culture and evaluation policy as guides to practice: reflections on the Brazilian experience. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2009, vol.17, n.62, pp.169-179. ISSN 0104-4036.

Não há dúvida de que as políticas de avaliação tornam o trabalho do avaliador uma tarefa mais fácil por darem mais transparência ao processo avaliativo e mais segurança às pessoas envolvidas. No entanto, isso só se dá quando essas políticas são apresentadas a stakeholders (interessados) em potencial, em uma linguagem clara, já que elas são divulgadas e utilizadas para guiar a prática. Sugere-se, assim, que a construção de uma cultura de avaliação é necessária para que uma política de avaliação seja implementada efetivamente de modo a ser plenamente utilizada. Esse artigo apresenta, de maneira concisa, o que os autores entendem por “cultura de avaliação” e “política de avaliação” ; discute a importância de políticas de avaliação na prática da avaliação e da meta-avaliação; e destaca as possíveis conseqüências da ausência dessas políticas. A partir de tais considerações, surgem recomendações que têm como intuito inspirar o desenvolvimento e a implementação dessas políticas. Finalmente, são apresentadas reflexões baseadas na experiência brasileira com relação às inter-relações “cultura-política-prática” na avaliação.

Keywords : Avaliação; Políticas de Avaliação; Cultura de Avaliação; Prática; Experiência Brasileira.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )