SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número63Empowerment evaluation at the Stanford University School of Medicine: using a critical friend to improve the clerkship experiencePoder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

PALAZZO, Janete  y  GOMES, Candido Alberto. Plano de carreira e avaliação dos professores: encontros e desencontros. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2009, vol.17, n.63, pp.205-234. ISSN 0104-4036.

O objetivo deste estudo foi verificar se os critérios de progressão na carreira de uma instituição de ensino superior são os mesmos que formam um bom docente na perspectiva dos alunos. A literatura destaca vários fatores que interferem no desempenho dos alunos, mas considera que os critérios clássicos de progressão tendem a não exercer claramente efeitos sobre o rendimento dos alunos. A pesquisa exploratória utilizou, como instrumento de coleta de dados, um questionário preenchido pelos alunos, previamente construído, testado e aprovado como parte do processo de avaliação institucional. Além de verificar o desempenho dos docentes na perspectiva dos alunos, relacionaram-se as respostas ao questionário com as características docentes valorizadas pelo Plano de Carreira (titulação, experiência, tempo de serviço e publicações científicas). Concluiu-se que, na instituição estudada, não houve relação significativa entre a avaliação dos docentes e as variáveis para progressão na carreira, confirmando a literatura sobre a educação básica.

Palabras clave : Educação Superior; Carreira do Magistério; Economia da Educação; Avaliação de Professores; Avaliação Institucional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )