SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número64Avaliação da política educacional municipal: em busca de indicadores de efetividade nos âmbitos do acesso, gestão e financiamentoO direito à educação e sua relação com a ampliação da escolaridade obrigatória no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

SOUZA, Alberto de Mello e  y  COSTA, Marly de Abreu. Reformas do ensino básico: tendências e limites. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2009, vol.17, n.64, pp.477-494. ISSN 0104-4036.

O artigo discute as reformas educacionais de terceira geração, vistas como necessárias para superar os resultados adversos do ensino básico. Inicialmente, descreve as reformas de primeira e de segunda gerações, relacionadas, respectivamente, com a qualidade dos insumos e com a questão federativa. As reformas de terceira geração buscam ampliar os incentivos que favorecem melhores resultados das escolas e se situam em duas vertentes. A primeira vertente mantém a gestão da escola e o financiamento públicos, ao passo que na segunda vertente há alguma forma de privatização. O trabalho conclui que existe um leque de mudanças que evita a privatização e proporciona resultados desejáveis.

Palabras clave : Reformas Educacionais; Ensino Básico; Gestão Educacional; Privatização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )