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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

PRADEL, Claudia  e  DAU, Jorge Alberto Torreão. A educação para valores e as políticas públicas educacionais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2009, vol.17, n.64, pp.521-548. ISSN 0104-4036.

A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 1988, estabelece como um dos objetivos fundamentais da República a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, em que se promova o bem de todos, sem preconceitos ou discriminação. Em termos de política de educação, tal anseio é refletido quando, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), escolhe-se a cidadania como "eixo vertebrador da educação escolar" (PARÂMETROS..., 2000, p. 25). Nesse sentido, elege-se a ética como um dos temas transversais a serem contemplados pelas instituições da educação básica. O desenvolvimento moral pode ser visto como uma das bases para a efetivação de um ensino inclusivo e que verdadeiramente promova os objetivos já citados, a partir do momento em que possibilita a percepção e a vivência das características multidimensionais que a educação idealmente deve ter. Assim, em um primeiro momento, deseja-se investigar de que forma a educação para valores, como instrumento para a construção de um ambiente social ético, está sendo vivida no espaço escolar atual. A partir dessa investigação, pretende-se oferecer pistas que permitam o desenvolvimento de um currículo que leve ao desenvolvimento da cidadania, através de uma integração entre o moral e o acadêmico. Deste modo, entende-se que o tema deve levar à apresentação de uma proposta de trabalho a ser desenvolvida sobre a questão específica da educação para valores, devidamente justificada e fundamentada.

Palavras-chave : Currículo; Educação; Escola; Valores; Inclusão.

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