SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número65Novas políticas de apoio à pós-graduação: o caso FAPEMIG-CAPES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

KLEIN, Ruben  e  FONTANIVE, Nilma. Uma nova maneira de avaliar as competências escritoras na redação do ENEM. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2009, vol.17, n.65, pp.585-598. ISSN 0104-4036.

O artigo apresenta um estudo realizado com a correção da redação do ENEM 2008 adotando-se uma nova forma de avaliar o domínio das competências escritoras do exame. Cada competência e seus critérios de correção foram tratados como 5 itens polítomos com ordenação de resposta de 1 a 7. Essa metodologia possibilita que se obtenha para cada competência/item polítomo as estatísticas clássicas, percentuais de resposta por categoria, coeficientes ponto-polisseriais e ponto-bisseriais por categoria de resposta. Permite também o uso da Teoria da Resposta ao Item-Tri para obter-se uma escala de proficiências de Redação no ENEM. A adoção de metodologia de interpretação de escalas permite descrever as competências e habilidades dominadas pelos candidatos nos diferentes níveis da escala, possibilitando definir os pontos nos quais as categorias de resposta das competências são dominadas. O uso dessa metodologia pode aperfeiçoar a apresentação dos resultados do ENEM e ser útil para maior aprofundamento dos resultados da redação. Com esse trabalho os autores pretendem introduzir uma discussão do uso da TRI na correção da redação do ENEM.

Palavras-chave : ENEM; Correção de Redação e Avaliação de Competências Escritoras; Teoria da Resposta ao Item e Interpretação de Escala.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )