SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número65Uma nova maneira de avaliar as competências escritoras na redação do ENEMA cultura da repetência em escolas cariocas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

BARRETO, Francisco César Sá  y  BORGES, Mario Neto. Novas políticas de apoio à pós-graduação: o caso FAPEMIG-CAPES. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2009, vol.17, n.65, pp.599-611. ISSN 0104-4036.

Este artigo apresenta um modelo de fomento à pós-graduação adotado em Minas Gerais pela FAPEMIG em parceria com a CAPES. Trata-se de uma experiência inovadora que visa aperfeiçoar e potencializar o uso dos recursos das agências envolvidas ao mesmo tempo em que concentra esforços nas necessidades específicas do Estado. As principais ações deste modelo focam na busca da excelência na pós-graduação de Minas Gerais e na aceleração do processo de formação de doutores e pesquisadores. Os fundamentos para estas ações são baseados na necessidade urgente de acelerar o processo de desenvolvimento científico e tecnológico no país com qualidade compatível com o cenário internacional. Os principais pilares do modelo são descritos em detalhes e podem transformar-se em políticas de fomento de caráter nacional.

Palabras clave : Pós-Graduação; Política de Fomento; Qualidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )