SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número65Novas políticas de apoio à pós-graduação: o caso FAPEMIG-CAPESTargeted vouchers and its effects índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

EARP, Maria de Lourdes Sá. A cultura da repetência em escolas cariocas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2009, vol.17, n.65, pp.613-632. ISSN 0104-4036.

Este artigo é baseado em uma tese de doutorado sobre o sistema de ensino cujo objetivo é descrever o fenômeno da "repetência", principal impedimento para a universalização da conclusão do ensino fundamental no Brasil. Durante dois anos foi realizado um estudo de caso em duas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro, uma municipal e a outra estadual. Segundo a cultura da escola brasileira, o professor não se vê responsável pelo aprendizado e promoção de seus alunos. A pesquisa revelou que essa "cultura" se reproduz na própria estrutura da aula: a sala de aula é descrita com a metáfora "centro-periferia". Os alunos que ficam no "centro" da sala de aula recebem mais ensino do que os que ficam na "periferia". Há dois tipos de alunos no "centro": aqueles cujas condições extraescolares contribuíram para seu lugar privilegiado na sala de aula e estudantes com condições sociais mais simples. De acordo com o “efeito Pigmalião”, tais alunos foram escolhidos para serem ensinados pelo professor.

Palabras clave : Escola; Repetência; Professor; Cultura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )