SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número65Emprego de uma abordagem multicritério para classificação do desempenho de instituições de ensino superiorO financiamento da educação pública municipal de Teresina: o custo-aluno/ano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

GORNI, Doralice Aparecida Paranzini  y  SANTOS, Alini Falcão dos. Das séries aos ciclos de estudos: o desafio da (des)continuidade. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2009, vol.17, n.65, pp.675-694. ISSN 0104-4036.

A partir da década de 1980 iniciou-se a reorganização das tradicionais séries do ensino fundamental brasileiro em ciclos, sustentada no princípio da ampliação do tempo de aprendizagem do aluno e na idéia de continuidade. O trabalho objetivou investigar as práticas avaliativas em uma escola pública organizada em ciclos, bem como, as condições necessárias para a concretização da avaliação formativa no seu cotidiano. Consistiu em uma pesquisa qualitativa que propôs a adequação da avaliação do aluno, sendo realizada de 2004 a 2006. Foi desenvolvida em quatro etapas: realização de grupo de estudos junto às docentes e equipe técnico-pedagógica da escola; assessoramento às docentes para elaboração de planejamento anual e bimestral; elaboração de fichas para acompanhamento do desempenho dos alunos; assessoramento às docentes no preenchimento das fichas de suas respectivas turmas e a realização de reuniões mensais para avaliação e encaminhamento das dificuldades encontradas, na construção de uma prática avaliativa continuada e reflexiva. Obteve-se resultado positivo junto a 50% das docentes. A alta rotatividade destes foi o maior problema enfrentado. Destaca-se a necessidade de elaboração de políticas que a combatam e garantam aos professores condições para se envolverem em projetos voltados à melhoria do trabalho pedagógico e ao enfrentamento das dificuldades existentes no cotidiano escolar.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Ensino Fundamental; Ciclo de Estudos; Avaliação Formativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )