SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número65O financiamento da educação pública municipal de Teresina: o custo-aluno/anoAvaliação, agências e especialistas: padrões oficiais de qualidade da educação superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

FERREIRA, Naura Syria Carapeto  y  PACHECO, José Augusto. As políticas de formação de pesquisadores: análise comparativa (Portugal-Brasil) em contextos de programas de pós-graduação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2009, vol.17, n.65, pp.719-728. ISSN 0104-4036.

O texto analisa, comparativamente, os marcos referenciais das políticas de formação de pesquisadores em contextos de PPGEd em Portugal e no Brasil sobre políticas de formação de pesquisadores. Utiliza o método histórico-crítico para compreender as questões que emergem do uso da comparação apresentando dados e sínteses conceituais que subsidiem novas políticas públicas. Parte do pressuposto da importância do conhecimento científico como instrumento potencial para a compreensão deste empreendimento histórico, pois, se a educação é incapaz de mudar a sociedade desigual hodierna, ela é fonte relevante para compreensão dos fundamentos da desigualdade e para a geração de uma nova institucionalidade no mundo globalizado.Urge demandar um novo ordenamento social em que a regulação seja elemento propulsor de novas políticas intencionais e operacionais que fomentem pesquisas de ponta nestes países e no mundo globalizado.

Palabras clave : Pesquisa; Políticas Públicas; Formação de Pesquisadores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )