SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número66Práticas socioeducativas e formação de educadores: novos desafios no campo socialAutoavaliação e gestão democrática na instituição escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

BERNARDINO, Pedro  y  MARQUES, Rui Cunha. Academic rankings: an approach to rank portuguese universities. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2010, vol.18, n.66, pp.29-48. ISSN 0104-4036.

Os rankings acadêmicos constituem um assunto controverso no ensino superior. No entanto, apesar de todas as críticas, os rankings parecem estar aqui para ficar e cada vez mais diferentes intervenientes os utilizam para obter informações sobre o desempenho das instituições de ensino. Os dois rankings mais conhecidos, o do The Times e o da Universidade JIAO Tong de Xangai, apresentam metodologias diferentes. No ranking apresentado pelo The Times a classificação é baseada em análise pelos pares, enquanto o de Xangai tem apenas indicadores quantitativos e baseia-se principalmente em resultados de investigação. Na Alemanha, o ranking CHE usa uma metodologia diferente dos rankings tradicionais, permitindo aos utilizadores escolher os critérios e os pesos. As instituições de ensino superior portuguesas apresentam um desempenho inferior aos seus pares europeus. O Governo acredita que um ranking acadêmico poderia melhorar tanto o desempenho como a competitividade entre as instituições. O objetivo deste trabalho é analisar as vantagens e os problemas dos rankings acadêmicos e fornecer orientações para um novo ranking português.

Palabras clave : Rankings Acadêmicos; CHE; Ensino Superior; Avaliação de Desempenho; Portugal; Xangai; THES.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )