SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número67Internacionalização da educação superior: processo de Bolonha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CASTRO PAREDES, Moyra. Códigos para el análisis de política educativa local en Chile: temas pendientes. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2010, vol.18, n.67, pp.189-213. ISSN 0104-4036.

O artigo tenta mostrar a política educacional a partir de uma perspectiva do território e como ela tende a invisibilidade e complexidade nas instituições subnacionais, ou seja, os municípios e serviço de educação. Ele descreve brevemente a dinâmica da política nacional de educação relacionada com as reformas educacionais ocorridas no último quarto do século XX e caracteriza a sua aplicação no contexto subnacional. Os temas são distribuídos apenas para fins práticos nas áreas de financiamento, gestão, participação e convivência cidadã, regulamento e currículo. No final, apresenta algumas considerações para a política de educação municipal, seu potencial de apropriação e progressão nos governos locais.

Palavras-chave : Política Educativa Local; Política de Educación Pública; Municipalización Educativa; Desafíos de la Política Educativa en el Territorio; Política de Educação Local; As Políticas Públicas de Educação; Municipalização da Educação; Desafios da Política Educacional no Território.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )