SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número67Códigos para el análisis de política educativa local en Chile: temas pendientesPolíticas educacionais na formação da professora dos anos iniciais do ensino fundamental em cursos de licenciatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

WIELEWICKI, Hamilton de Godoy  e  OLIVEIRA, Marlize Rubin. Internacionalização da educação superior: processo de Bolonha. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2010, vol.18, n.67, pp.215-234. ISSN 0104-4036.

A transição para o século XXI é marcada por profundas mudanças nas relações da sociedade. A educação é parte desse processo e, neste sentido, a relação indissociável entre a unificação da Europa e a de sua educação superior denota tal percepção. Este trabalho objetiva trazer elementos para a compreensão do Processo de Bolonha, analisando aspectos de sua implementação; estabelecendo vínculos entre suas características e objetivos e a racionalidade à qual o Processo parece estar afiliado; e indicando possíveis impactos para a educação superior brasileira. A análise indica que, na medida em que a Europa deseja estabelecer parcerias internacionais que ampliem seu leque de opções para a educação superior, pode-se presumir que a pauta tende a apontar para interesses da própria Europa. Isso exige uma postura de discussão e negociação que tenha como base as noções de alteridade e diversidade, com a universidade como locus privilegiado de análise crítica, propositiva e, sobretudo, prospectiva.

Palavras-chave : Processo de Bolonha; Internacionalização; Educação Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )