SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número67A docência e a violência estudantil no contexto atualNúcleo central e periferia das representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SOUZA FILHO, Edson de; INSFRAN, Fernanda; MAGALHAES, Ana Paula  e  ROSAS, Daise. Avaliação de escolas públicas através de desenhos: um estudo comparativo de três escolas da cidade do Rio de Janeiro. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2010, vol.18, n.67, pp.325-343. ISSN 0104-4036.

O objetivo deste trabalho foi testar um método de avaliação de escolas públicas através do desenho e refletir sobre sua aplicabilidade para compreensão de fenômenos psicossociais que ocorrem no ambiente escolar. Supomos que a linguagem verbal tende a favorecer as normas sociais mais influentes no ambiente acadêmico e fora dele, prejudicando a expressão de indivíduos e grupos que adotam outras normas, supostamente menos legitimas e/ou não reconhecidas socialmente. Os participantes foram estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro. Eles fizeram um desenho da escola onde estudavam e, em seguida, outro desenho sobre o interior da mesma e, enfim, verbalizaram sobre os desenhos feitos. Constatamos tendências de valorização positiva da imagem da escola e menor envolvimento em atividades típicas de ensino e aprendizagem. A escola desenhada indicou necessidade de um trabalho de dinâmica grupal no ambiente escolar de modo a inserir os estudantes.

Palavras-chave : Avaliação Escolar; Desenho da Escola; Psicologia Social da Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )