SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número68O SINAES na universidade pública estadual: análise do processo de construção da avaliação interna na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

GALVAO, Afonso et al. Violências escolares: implicações para a gestão e o currículo. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2010, vol.18, n.68, pp.425-442. ISSN 0104-4036.

Este trabalho apresenta os resultados de uma série de pesquisas exploratórias com o objetivo de investigar as violências escolares entre alunos e professores e algumas das suas implicações práticas. Utilizando métodos quantitativos e qualitativos, focalizaram casos específicos de estabelecimentos públicos e particulares urbanos. Suas conclusões indicam que a escola se caracteriza ao mesmo tempo como autora, vítima e laboratório para a aprendizagem de violências. A existência de discrepâncias significativas entre os conceitos de violências recomendam o seu debate entre docentes e discentes para pactuar normas e condutas comuns. Para isso, é necessária a gestão escolar democrática, não burocrática, com uma liderança efetiva, além de dinâmicas.

Palavras-chave : Violência Escolar; Sociologia da Educação; Gestão Escolar; Currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )