SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número68Violências escolares: implicações para a gestão e o currículoDeterminantes da escolarização de crianças e adolescentes em situação de rua no estado de Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

VIEIRA, Regina Lúcia Bastos  e  FREITAS, Kátia Siqueira de. O SINAES na universidade pública estadual: análise do processo de construção da avaliação interna na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2010, vol.18, n.68, pp.443-464. ISSN 0104-4036.

A pesquisa qualitativa sobre a Política Pública de Avaliação da Educação Superior - o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) - no Brasil teve dois objetivos: examinar como vem sendo construída a avaliação interna na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a partir de fontes documentais e das vozes dos membros da Comissão Própria de Avaliação, das Comissões Setoriais de Avaliação e dos Gestores da administração da universidade; analisar a fala dos Gestores da Administração Superior da UNEB, membros da Comissão Própria e das Comissões Setoriais de Avaliação, sobre o processo de avaliação interna institucional sob o marco referencial do SINAES e a construção de uma cultura de avaliação na universidade. A pesquisa ocorreu no Campus I, em Salvador, Bahia Brasil, entre o segundo semestre de 2007 e o primeiro de 2008. Foram identificadas: dificuldade de comunicação; pouca formação em avaliação dos membros das Comissões e falta de apoio da administração superior à atividade avaliativa.

Palavras-chave : Política Pública de Avaliação da Educação Superior; Avaliação Institucional Interna; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )