SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número68Determinantes da escolarização de crianças e adolescentes em situação de rua no estado de Minas GeraisA experiência social e escolar dos jovens do ensino secundário: contributos de um estudo sociológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

ALVES, Vicente Paulo  e  VIANNA, Lucy Gomes. Políticas públicas para a educação gerontológica na perspectiva da inserção social do idoso: desafios e possibilidades. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2010, vol.18, n.68, pp.489-510. ISSN 0104-4036.

O artigo sugere a elaboração de políticas públicas para a educação gerontológica, a partir de uma pesquisa realizada com jovens e idosos do Distrito Federal sobre intergeracionalidade, buscando o significado do envelhecimento e sua correlação com a existência ou não de preconceitos para esses dois grupos. Além disso, investigou-se também a ação de algumas escolas com relação à formação de valores e atitudes com vista à superação de preconceitos e à aproximação entre as gerações. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário sociodemográfico, da Escala para Avaliação de Atitudes em Relação ao Idoso e do Inventário Sheppard. Constatou-se a inexistência de atividades voltadas aos idosos e o distanciamento desses com outras gerações nas escolas pesquisadas. Os dados da pesquisa sugerem que a educação gerontológica deva fazer parte da elaboração de políticas públicas e do currículo escolar, com objetivo de aproximar gerações, visando à superação de possíveis preconceitos e possibilitando a troca de experiências e a melhoria da qualidade de vida ou a inserção social do idoso na vida escolar.

Palavras-chave : Políticas Públicas para Educação Gerontológica; Intergeracionalidade; Atitudes com a Pessoa Idosa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )